Muitas vezes o inimigo personifica a maldade de forma clara, como é o caso do Bowser, Ganodorf(Legend of Zelda), Todos os chefes do Megaman.
Muitas vezes o Arque-inimigo é o oposto exato do Herói, neste caso o chamamos de Nêmesis, um herói às avessas, mas existem característias que aproximem os dois, como formato, altura ou cores. De alguma forma ambos estão unidos.
Mas antes de definirmos o Nêmesis devemos criar nosso herói e valorizar suas características, isso pode ser feito com uma pequena introdução ou durante o jogo.
Em Super Meat Boy os personagens são bem icônicos, simpatizamos com Meat Boy pois ele é vítima de um vilão mal-amado. Embora possamos simpatizar com o Dr. Fetus(esse é o nome...eca) pela sua atitude...'que se foda-se'...fica claro que o Herói tem as qualidades e o Dotô os defeitos.
Uma coisa que achei interessante nos personagens é que tudo entra em contraste. Dr. Fetus é o reflexo de Meat Boy.
Meat Boy, o Herói |
- Meat Boy sempre sorri;
- Meat Boy faz Joinha, sinal de aprovação, aceitação;
- Meat Boy é feito de carne, dãããããããã, representa o orgânico, o que está vivo.
- Meat Boy é amado.
- Meat Boy faz Joinha, sinal de aprovação, aceitação;
- Meat Boy é feito de carne, dãããããããã, representa o orgânico, o que está vivo.
- Meat Boy é amado.
Dr. Fetus, o Nêmesis |
- Dr. Fetus é sempre carrancudo;
- Dr. Fetus mostra o dedo do meio, um sinal universal de desaprovação e de desrespeito;
- Dr. Fetus age por meio de máquinas, representando o inanimado, o que não está vivo e sendo associado ao cenário, afastando o jogador do vilão e aproximando-o do Herói
- Dr. Fetus não é amado
- Dr. Fetus mostra o dedo do meio, um sinal universal de desaprovação e de desrespeito;
- Dr. Fetus age por meio de máquinas, representando o inanimado, o que não está vivo e sendo associado ao cenário, afastando o jogador do vilão e aproximando-o do Herói
- Dr. Fetus não é amado
Isso faz com que o Nêmesis prejudique o Herói, e a história se desenrola a partir daí.
É importante notar os detalhes no traçado do vilão e no traçado do Herói.
O Herói tende a ser icônico, no sentido de simplificar o desenho para intensificar(valorizar) as características físicas como expressão facial.
Quanto mais icônico(simplificado) for o traçado, mais o jogador se identificará com o Herói. É o mesmo que ocorre com os emoticons.
:D
Dois-pontos e D maiúsculo lembram um rosto e por simplificar ao máximo a expressão de alegria acaba sendo fácil nos vermos no emoticon.
Esse recurso é muito usado em quadrinhos como é o caso de Tintin, onde os cenários são muito realistas e os personagens de uma simplicidade indelevel. Não temos que nos identificar com as montanhas ou paredes, logo, seus detalhes são rpeservados.
Ninguém se identifica com as ondas |
Por isso, quando queremos distanciar o jogador do vilão acrescentamos detalhes.
Mindblow #1 |
Mas a imagem do início do Post pode ter confundido alguns, afinal, o Bowser não é necessariamente o Nêmesis do Mario, este é o Wario.
Podemos identificar características semelhantes como as Roupas e bigode, mas o caráter, as intenções e ações de ambos são muito diferentes.
Embora o nível de detalhes em Mario e Wario seja semelhante, podemos perceber uma diferença entre bem e mau pelas formas.
Só para não passar sem comentar, Snake e Liquid são um bom exemplo de Herói Vilão que tem uma ligação muito profunda. Snake E Liquid são irmãos gêmeos. Snake recebeu os genes dominantes enquanto Liquid recebeu os recessivos, ou seja, Liquid é o negativo de Snake, biologicamente falando.
Durante os jogos, as diferenças entre Liquid e Snake são reforçadas.
Conclusão
Nêmesis são personagens importantes, mais do que isso, dão sentido à história. Um Nêmesis bem pensado e com características marcantes proporciona uma boa imersão ao jogador, e um espaço no coração dos gamers.
Embora possamos nos distanciar dos Nemesis num primeiro momento, podemos nos identificar com outras características que se assemelham com o personagem do Herói, mexendo com a narrativa e trazendo enredos mais elaborados.
As semelhanças e diferenças tornam o Nêmesis importante para a compreensão do personagem Herói e da própria história do jogo.
Resumindo, Nêmesis são foda.
achei da hora.
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