Caixa do Baralho que nunca será entregue |
Jason E. Bernstein, Advogado Geral do Estado de Washington, EUA, entrou com um processo contra Edward J. Polchlepek III (Ed Nash) e sua empresa Altius Management que tiveram uma campanha bem sucedida no Kickstarter em 2012 e não entregaram o que prometeram.
Segundo o Advogado, acredita-se ser o primeiro processo referente a crowdfundings bem-sucedidos e que não cumpriram a sua parte no acordo.
A campanha de Ed Nash era simples, um baralho Bicycle customizado com uma temática meio dark. Mas apesar da campanha bem-sucedida, as promessas nunca foram cumpridas. Por que? Não é relevante.
Então o Advogado quer processar um canalha. Mas e daí?
O que é crowdfunding?
Crowdfunding é uma forma de arrecadação de recursos onde pessoas, também conhecidos como backers, apoiam empresas ou individuos com produtos, projetos ou serviços. Para atrair mais investidores, é comum as campanhas de Crowdfunding oferecerem brindes e, muitas vezes, o próprio produto aos possíveis apoiadores.
Isso não significa que os apoiadores compraram os produtos, os apoiadores garantem os fundos da pesquisa/produção/desenvolvimento e como agradecimento, os idealizadores distribuem os frutos da pesquisa/produção/desenvolvimento aos indivíduos que acreditaram e puseram dinheiro no projeto.
O crowdfunding não é uma pré-venda. Assim, não há um compromisso em entregar as promessas feitas na campanha, conta-se com a boa-fé dos envolvidos.
O objetivo do crowdfunding é fomentar desenvolvimento de seja lá o que for.
Quem faz crowdfunding?
As empresas que recorrem ao crowdfunding são geralmente empresas pequenas e que não conseguiriam financiar seus projetos no Mercado. A Oculus VR é um exemplo. Uma empresa pequena com um projeto ambicioso, o Oculus Rift, e que optou por um financiamento público ao invés de buscar parceiros comerciais tradicionais.
Também podem aderir ao crowdfunding empresas dispostas a criar uma comunidade em volta do produto, como é o caso do Estúdio brasileiro Behold Sudios. Também pequeno, o estúdio arrecadou fundos para seu novo jogo, Chroma Squad, via Kickstarter para manter-se próximo dos fãs e ter um feedback constante durante o desenvolvimento.
Qual o problema de punir canalhas?
Em princípio, nenhum. Mas o que significa obrigar Ed Nash a ressarcir os backers?
O ambiente de financiamento coletivo é um ambiente onde não há garantias. Os backers dão dinheiro à projetos interessantes e veem os mesmos se desenvolverem, muitas vezes palpitando. Mas se um projeto falha, falhou. Esse é o lado negativo.
Os backers não recebem nada ou são ressarcidos dependendo do dono do projeto. Claro, se o sujeito passa todo mundo para trás, isso acontece uma vez só pois seu nome fica sujo. E é por isso que o nome Edward Polchlepek III está em negrito neste post. Evitem este canalha.
Tirando a possibilidade de canalhas enganarem pessoas de boa-fé, tiramos de empresas ambiciosas e com projetos arriscados a chance de criarem algo inovador e até mesmo revolucionário. Essas empresas não conseguem financiamento pelos meios tradicionais pois não oferecem garantias, e não tem como oferecerem. No crowdfunding elas encontram um ambiente com pessoas dispostas a financiar seus projetos.
Por que as pessoas estão revoltadas?
Os backers do Asylum Playing Cards entraram na campanha pois ela foi mostrada como uma pré-venda.
Assim, quando alguém paga por algo e não recebe, se sente enganado, como pode ser averiguado na sessão de comentários do Kickstarter deles.
Esse tipo de campanha que dá uma ideia de pré-venda ao crowdfunding é muito comum, aliás, são as que são mais bem-sucedidas.
O corwdfunding se tornou uma forma de pré-venda mascarada. O que deturpa um pouco o objetivo de um financiamento público, que seria permitir que ideias floresçam por outras vias que não sejam o financiamento tradicional, mas através de indivíduos interessados naquilo que é proposto.
Moral da história
O Advogado não compreende a extensão do crowdfunding, assim como muitos backers em diversos projetos, compreendendo o crowdfunding como uma pré-venda de produtos diversos.
Nesse ambiente livre as pessoas são livres para assumirem riscos e livres para enganar, mas esse é um risco que todos os backers sabem que correm ao ajudarem uma campanha no Kickstarter, no Catarse ou no Vakinha. O objetivo do crowdfunding é ajudar, não comprar.
Punindo Edward Polchlepek III, mais conhecido como Ed Nash e sua empresa a Altius Management o ambiente propício ao florescimento de projetos altamente arriscados e com chance incerta de sucesso é minado, transformando-o num ambiente exclusivo de pré-vendas.
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