/boddy

Siga-nos

segunda-feira, setembro 20, 2010

Orgulho ou Vergonha de ser brasileira


Por Joelma Marchi

As pessoas que me conhecem, sabem que eu nunca fui dada aos assuntos de política, mas tá difícil não manifestar a minha opinião diante dos absurdos que estão sendo transmitidos durante o horário eleitoral. Claro que há a parte cômica, como quando aparece o Tiririca e outros palhaços. Mas isso não é nada se compararmos com a falta de ética de alguns políticos tradicionais.
Tenho muitos e bons motivos para me orgulhar de ser uma Brasileira, mas o que está acontecendo na campanha eleitoral deste ano só me causa um terrível sentimento de VERGONHA.
Corre “à boca pequena” que em tempos remotos, os “coronéis e os capitalistas”compravam votos de eleitores carentes. Eram trabalhadores rurais, braçais, pessoas iletradas que recebiam um par de botinas como forma de pagamento por seu voto. Porém, antes das eleições, eles recebiam apenas um pé de botina e a promessa de receber o outro pé quando o “comprador”, desculpe-me, o candidato fosse eleito.
Verdade ou não, o fato é que o que eu tenho visto no horário eleitoral é uma versão repaginada, remixada dessa história.
Um dos candidatos à Presidência da República tenta comprar o voto dessa mesma classe de trabalhadores. Descaradamente, oferece R$ 90,00 de aumento no valor do salário mínimo e mais 10% de reajuste para os que são aposentados ou pensionistas do INSS.
Uma candidata quer continuar pagando bolsa família, “bolsa miséria”, “bolsa desigualdade social” e ainda criar outras “bolsas humilhações”.
Caso você ache que estou vendo coisas de outro mundo, o que você me diz sobre a conduta do senhor Presidente da nossa República? Posso afirmar, com propriedade, que o que ele vem fazendo para eleger os seus candidatos é uma VERGONHA para toda nação que, por duas vezes, o elegeu.
Quando vejo o senhor Presidente do Brasil na TV, me lembro de um certo político, de origem árabe, que para eleger seu candidato disse: “Votem no Pitta, e se ele não for um bom prefeito, nunca mais votem em mim”. Agora só falta a autoridade máxima de nosso país imitar o povo das Arábias para que sua candidata alcance o tão almejado posto.
Companheiros e Companheiras, Brasileiros e Brasileiras, Homens e Mulheres desse nosso maravilhoso e tropical país, onde, em que país desse mundão de meu Deus o Chefe de alguma Nação se empenhou tanto e tão vergonhosamente em pedir votos?
Depois de muito pensar, de usar o pouco de massa cinzenta que ainda me resta, acredito que isso acontece porque esse negócio de ser político deve ser muito bom. Mesmo porque, nunca antes na historia desse país se viu uma campanha eleitoral com tantas e tão explícitas tentativas de compra de votos.
Peço que me perdoem por usar esse veículo para o meu desabafo, mas é que estou tão indignada que tenho vontade de gritar o mais alto que puder, para que todos percebam o que está acontecendo. Como isso não será possível, resolvi lotar a caixa de e-mail de meus amigos.
Beijos a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários relevantes são sempre bem-vindos!Só os relevantes!