/boddy

Siga-nos

segunda-feira, dezembro 27, 2010

Wikipedia - Vamos ajudar

Li este texto AQUI e me senti na obrigação de publicá-lo no Bode.

Álvaro Justen: Você já contribuiu com a Wikipedia em 2010?

A Wikipédia (ou, em inglês, Wikipedia) dispensa apresentações - se por acaso você está lendo o meu blog e não a conhece, algo está errado! ;-) Com certeza você já deve ter pesquisado algum termo no Google e a primeira resposta foi a página sobre esse termo na maior enciclopédia do mundo.
Wikipédia - A Enciclopédia Livre

A Wikipédia é gratuita e mantida de forma colaborativa, porém acredito que a maioria das pessoas não entende muito bem como esse "colaborativo" funciona. Sim, quando falo de colaboração estou falando em adição, tradução, modificação e atualização dos verbetes contidos na enciclopédia - e é só isso que as pessoas geralmente sabem. Porém a Wikipédia não consegue se manter online só por conta disso: alguém tem que pagar as contas! Para manter esse site online (que é um dos mais acessados do mundo), precisa-se de uma quantidade grande de servidores online e precisa-se de dinheiro para comprar, mantê-los ligados, conectados à Internet em alta velocidade e funcionando de forma adequada. Enfim, existe um gasto enorme para manter toda infraestrutura! E, pasme: tudo isso também é resolvido de forma colaborativa! Cada um contribui com o pouco que pode e, juntando todas as colaborações, conseguimos manter o projeto vivo.

Manter esse projeto através de doações é algo importante para os usuários, já que poderíamos ter problemas caso, por exemplo, resolvessem colocar propagandas para financiar o site - os verbetes poderiam começar a ser mais tendenciosos, os leitores poderiam se confundir etc. Nesse ano a Wikipédia precisou expandir sua infraestrutura, os gastos foram altos e infelizmente ainda não atingimos a meta de doações para o ano. O próprio fundador do projeto, Jimmy Wales (que trabalha voluntariamente para a instituição), faz um apelo, pedindo doações aos usuários. Você já doou?

Como não contribuo doando meu tempo (escrevendo verbetes) e utilizo bastante o site, resolvi contribuir doando dinheiro, então doei US$50.00. Existem opções para doar uma vez só ou mensalmente - em breve pretendo começar a doar mensalmente. As doações podem ser feitas via cartão de crédito ou PayPal. Faça agora sua doação e ajude um projeto que lhe ajuda!

2 comentários:

  1. Caio, sabia que você é um grandessissimo fdp?!

    ResponderExcluir
  2. Sei sim Gustavo...Anônimo...e vossa senhoria também.

    ResponderExcluir

Comentários relevantes são sempre bem-vindos!Só os relevantes!