/boddy

Siga-nos

segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Saiba mais sobre os Piratas

Ah! A pirataria clássica!
Canhões, saques e todo tipo de agressão nos oceanos deste mundo grande 'sem porteira'!
Aqueles homens agindo à margem das leis, velejando os sete mares em busca do One Piece de riquezas! A ganância e a violência em forma de poesia!
Quem poderia imaginar que naquele tempo já utilizassem recursos como visão noturna e Divisão Hierárquica.
Eis alguns fatos curiosos pra você citar na roda de amigos quando tiver a chance:

1. Tapa-olho:
Muitos piratas usavam tapa-olhos. Alguns por motivos estético-medicinais, evitando assim a contaminação do olho(ou o buraco do olho) danificado. Mas muitos utilizavam esta 'peça' para adquirirem uma espécie de visão noturna instantânea.
COMO?
Todos já passaram por isso: brincando na rua ou quintal durante a tarde e sua mãe te chama para entrar em casa. Quando você entra em casa tudo parece meio escuro, meio embaçado.
Isto se deve ao fato de nossos olhos se adaptarem à incidência de luz sobre eles. Quanto maior a incidência, mais pigmento claro é liberado em nossa retina, dessa forma absorvemos menos luz vinda do ambiente. Quando estamos em um ambiente escuro, este pigmento para de ser produzido, fazendo-nos absorver o máximo de luz possível. Com os piratas não era diferente, ao manter um olho tapado o dia todo este olho estaria quase que sem o pigmento branco, ganhando assim uma vantagem durante um assalto ou emboscada no meio da noite, podendo enxergar vultos com mais clareza que o normal.
2.Papagaio
Sim, os papagaios tinham piratas...digo, os piratas tinham mascotes por superstição.
Os Piratas acreditavam que animais traziam sorte à embarcação, espantando espíritos de outros piratas que haviam morridos em alto mar, e assombrações de toda espécie.
Além dos papagaios, araras e toda sorte de aves, eram comuns cachorros e macacos nas embarcações.













3.Perna-de-Pau
Durante os saques e confrontos muitos Piratas eram mortos e outros tantos saíam feridos. Destes, muitos tinham ferimentos gravíssimos devido à pólvora presente nas armas, que causava infecções que culminavam em gangrena.
Para evitar esse sofrimento, o cozinheiro da embarcação fazia as vezes de Médico - O_o - e amputava os membros infectados a fim de salvar a vida de seus companheiros.
Um ferimento exposto poderia ainda atrair ratos, presentes nas embarcações. Amputar se torna uma escolha fácil tendo em vista os perigos e o sofrimento de manter uma ferida exposta.
NOTA: Não havia anestésico além do bom e velho RUM!
Pasmem!






4. Andar na Prancha
A marca registrada dos piratas de Hollywood é uma mentira.
Os piratas eram cruéis, isso é inegável, mas achar um bando de tubarões nadando em círculos na superfície em alto mar bem quando se está prestes à matar um traidor é muita sorte.
Um dos castigos mais comuns era enterrar um traidor até o pescoço numa praia durante a maré baixa. Quando a maré subisse, o infeliz iria se afogar em meio palmo de água. Irônico não?
Outra execução, menos criativa mas não menos cruel, era amarrar qualquer coisa que afundasse nos tornozelos do indivíduo e atirá-lo ao mar.




5.Mapa do Tesouro
Outra mentira Hollywoodiana. Por que diabos alguém enterraria um tesouro numa ilha no fim do mundo e faria um mapa com um X no local. Os piratas eram gananciosos e caso escondessem um tesouro, seria num lugar onde somente eles pudessem lembrar, justamente para evitar que alguém pusesse as mão no tesouro.
Fazer um documento ensinando como roubar a própria fortuna não me parece uma ideia das mais interessantes.
Outro motivo que me leva a crer que seja uma lenda é o fato de não encontrar relatos nem histórias de Mapas do Tesouro na Internet.
Se alguém souber de um mapa real por favor, informe-nos nos comentários.

6. Divisão hierárquica
Nos navios piratas havia uma divisão clara das funções:
Capitão: Dono do navio e detentor da maior percentagem dos saques. Responsável por recrutar e manter a tripulação. O Capitão era responsável por pilotar a embarcação e decidia a cerca de assaltos e saques. Sem o aval do Capitão, nada feito!
Imediato: Responsável pelo navio e atividades realizadas no mesmo. É o homem de confiança do Capitão. Revezavam-se no comando da embarcação, enquanto o Capitão ia descansar, o Imediato era responsável pela embarcação. Recebia uma quantia relativamente maior dos saques que seus companheiros Marujos.
Marujos: Peões. Trabalham em todo tipo de serviço para manutenção da embarcação. Recebem a menor parte dos espólios.
Cozinheiro: Responsável pela comida de toda a embarcação e pelos tratamentos médicos dos feridos e doentes. Os cozinheiros eram respeitados dentro da embarcação e eram tidos como homens de confiança dos Capitães. Ninguém queria morrer envenenado, né?
Mascote: Macaco, Papagaio, Cachorro...Viviam livres para irem e virem dentro dos limites da embarcação.
7.Hino Pirata
O hino oficial da Pirataria nunca existiu...mas o do filme Piratas do Caribe é bem legal =D

Hans Zimmer - Hoist The Colours .mp3


Found at bee mp3 search engine


Yo, ho, haul together,
hoist the colors high.
Heave ho,
thieves and beggars,
never shall we die.

The king and his men
stole the queen from her bed
and bound her in her Bones.
The seas be ours
and by the powers
where we will we'll roam.

Yo, ho, haul together,
hoist the colors high.
Heave ho, thieves and beggars,
never shall we die.

Some men have died
and some are alive
and others sail on the sea
– with the keys to the cage...
and the Devil to pay
we lay to Fiddler's Green!

The bell has been raised
from it's watery grave...
Do you hear it's sepulchral tone?
We are a call to all,
pay head the squall
and turn your sail toward home!

Yo, ho, haul together,
hoist the colors high.
Heave ho, thieves and beggars,
never shall we die.

Isso é tudo.
CIAO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários relevantes são sempre bem-vindos!Só os relevantes!