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sexta-feira, maio 25, 2012

Sony registra patente para inserção de propagandas durante os jogos.

Sabe aqueles cinco segundos do Youtube que demoram uma eternidade e tiram a sua sanidade? Imagine algo parecido durante as suas jogatinas.

Quando li sobre isso, com pavor no coração, um jogo me veio à mente:
Admongo, que tem como objetivo ensinar crianças a identificar propagandas e suas formas de persuadir e te convencer a comprar.
O jogo é gratuito e você pode ter acesso a mais informações neste link AQUI. MAAAAAAAAAAAAAS, está em manutenção pelos próximos dias. :(
Admongo, jogo ensina à crianças os perigos da propaganda e como identifiá-la.


Voltando à Sony,
A ideia é inserir um comercial enquanto o jogador está jogando, dessa forma o jogo é parado para que o otário jogador possa receber a lavagem cerebral mais adequada, segundo o anunciante.
Isso não é só invasivo como fere o direito do consumidor, sem mencionar o fato de que uma propaganda antes ou depois de matar o Boss acabaria com qualquer imersão e daria uma bela de uma cagada no que o Game Designer tentou criar freada na narrativa.
Não quero dizer que a Sony não deva querer lucrar. Longe de mim! O objetivo de qualquer empresa é ganhar dinheiro. Mas dessa forma a Sony perderá consumidores e terá queda nas vendas, mas será que vale a pena?

Quem já assistiu/leu "Clube da Luta" sabe que as empresas calculam um recall, recolhimento de produtos defeituosos, com base em custos. Se for mais barato manter os produtos danificados e pagar um ou dois processos, a empresa mantem os produtos nocivos em circulação, se o custo com processos for muito acima, fazem um recall.
Propaganda é a alma do negócio,e pude ver isso recentemente aqui no Bode. Quando posto mensagens no Facebook ou twitter sobre o blog, o número de acessos tende a crescer instantaneamente, chegando a registrar oito pessoas online ao mesmo tempo( o que é muito bom, sabendo que o blog tem uma média de 293 visitas diárias).
Propaganda dá resultado, direto ou indireto.
Acredito que a Sony tenha feito um estudo prévio e calculado que o dinheiro ganho com os anúncios compensaria a perda dos clientes.

Mesmo com anuncios, os fãs de jogos como God of War, Little Big Planet, Metal Gear e os produzidos pela That game Company(Flow, Journey, Flower) continuarão com as compras, e consumindo essas propagandas, pois os jogos são exclusivos para o console da Sony, PS3.
O jogador está sendo tratado como gado, comprando um jogo e tendo de comprar extensões, mapas, pacotes de atualizações para poder desfrutar do jogo por completo.

Journey, empresa responsável pelo jogo só criará para o console da Sony.


Isso é nojento e revoltante. Felizmente o mercado de jogos Indenpendentes está crescendo muito e muito rápido, e algumas aberrações como a EA Games lançando um selo para Indies(WTF?), mas isso não tira o fato de que os desenvilvedores Independentes querem algo a mais que só o dinheiro depois da conclusão do jogo.
Esses jogos independentes mostram que os video games são uma industria forte, mas que tem muito de ser explorada. A interatividade com o jogador não atingiu a maturidade, e a narrativa dos games não será esgotada tão cedo. Games como Braid, tentam atingir um estado de Nirvana e trazer questionamentos ao jogador. Quase como um bom livro, só que a história e feita pelas atitudes do jogador e cada nova 'leitura' trará um novo desfecho.
Fez, game Indy que foca na mecânica e em resolução de puzzles.



Esse ataque magalomaníaco da Sony em patentear um modelo de exibição de propagandas durante o gameplay, mostra o descaso com o jogador/consumidor e a vontade de fazer dinheiro sem melhorar nada, apenas inserindo anuncios, sem trazer novos recursos para o jogador, sem inovar uma palha.

Triste.

Mais INFO AQUI, AQUI, AQUI.

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