/boddy

Siga-nos

sábado, julho 21, 2012

mimimi - Censura no Youtube

O youtube é uma grande ferramenta para envio de vídeos e um terreno fértil para o debate de ideias. Qualquer um pode criar uma conta no youtube e começar à comentar vídeos ou enviar seu próprio conteúdo.
O problema do Youtube é que o site tem algumas falhas exploradas pela massa de internautas infantis que lá habitam.
Recentemente negativei um vídeo, coisa que faço pouco pra ser honesto, e me deparei com a imagem acima, perguntando se eu gostaria de sinalizar o vídeo como impróprio. Fiquei surpreso pois a sugestão com certeza aumenta o número de sinalizações. É difícil dizer não, mesmo na internet. Um vídeo sinalizado passa por uma 'avaliação', se o vídeo 'infringir' as diretrizes do Youtube, pode sair do ar e o dono do canal recebe uma notificação.

Caso outros vídeos sejam sinalizados e tirados do ar, o dono do canal recebe outro strike e alguma forma de punição, como perder os direitos de subir vídeos com mais de dez minutos e fazer vídeos respostas.
Negativei um outro vídeo como teste, e o resultado você vê abaixo:

O problema A/B

O Google, assim como muitas companhias, segue o evangelho do teste A/B.
No que consiste esse teste?

Aumentar a atividade de usuários, incentivar o compartilhamento ou mesmo lucrar mais, exige mudanças. Mas o que mudar e qual a melhor mudança para atingir o objetivo?
O Teste A/B entra como uma opção segura para testar novos recursos e layouts.
Enquanto o site antigo continua ativo, uma parcela pequena dos usuários recebe uma versão beta do site com algumas pequenas alterações, sem o consentimento prévio. Caso os objetivos sejam alcançados nessa versão beta, ela vira oficial.
São pequenas mudanças como tamanho dos botões, cores e posição de links que podem não ser percebidas.

A beleza do teste A/B é que os resultados do teste trazem as respostas que os executivos querem, embora o motivo fique oculto.

-"Por que temos mais interação na versão nova do site?"
-"Quem liga! Temos mais interação, é o que vale."


Eis que o link sugerindo a sinalização logo após se negativar um vídeo, provavelmente passou pelo crívo do Teste A/B.

Quem pensa diferente deve morrer! (ou sair do youtube)

Acompanho discussões sobre ciência, religião, política e aleatoriedades, pra ser específico, e percebo um grande acúmulo de reclamações sobre grupos organizados unidos para derrubar canais de ideias que julguem ofensivas.


Não descarto a possibilidade de que hajam grupos que queiram derrubar canais, mas o mais provável, é que alguns usuários, de maneira espontânea, sinalizem os vídeos sem saberem ao certo o que estão fazendo e no que isso acarreta.
Um vídeo precisa de uma sinalização para sair do ar.

Só uma.

Se a acusação que a sinalização trás for comprovada, adeus vídeo.
Dessa forma, 3 sinalizações são fáceis de se obter, somando isso à interface que sugere a sinalização, temos um problema, que alguns mais histéricos gritam: "Censura!"

Praça de Debates ou Acampamento?

Li algumas vezes que o Youtube é uma versão moderna das praças gregas, onde as pessoas podiam falar sobre o que quisessem com quem quer que estivesse passando, e dessa forma, refinarem suas ideias e pensamentos.

Vejo o Youtube de uma maneira diferente.

Para mim, trata-se de um acampamento gigantesco onde podemos entrar na barraca das pessoas e partilhar suas ideias como visitantes. Podemos também convidar os donos de outras barracas a visitar as suas e usufruir de suas ideias.

O Dono do canal é soberano, e suas vontades são respeitadas em seu território, assim, um dono de canal pode bloquear as atividades de usuários em 'suas terras', permitir(ou não) respostas à seus vídeos, entre outras coisas.
Isso acaba frustrando trolls, que negativam os vídeos e recebem uma mensagem tentadora dizendo que podem sinalizar o vídeo como impróprio.

Configura-se a enxurrada de merda.

Maturidade dos Usuários

A internet é um evento recente na vida dos brasileiros e a natureza Maricas da nossa sociedade acaba estragando um ambiente muito importante para debates.

O youtube é um refúgio para ideias tidas como ruins, ridículas e absurdas.

O exemplo mais notável de ideia facilmente descartada mas que tem espaço na internet é o Libertarianismo. A ideia de diminuir o Estado parece absurdamente irreal para um povo que foi doutrinado na mentalidade socialista por tantos anos, e por isso, largamente rejeitada.

Outro problema brasileiro é a ofensa. Qualquer ofensa é combatida, mesmo que sem querer.

Vide Alexandre Pires sendo processado por racismo, e olha que ele é escurinho( PIADA!).

Não fomos educados de forma a aceitar opiniões diferentes, não fomos criados para expôr nossas ideias e confrontar as dos outros. Isso causa estranheza no ambiente 'livre' que é a internet, e tras péssimas consequências.
A reação natural de um povo que não sabe debater é tentar calar, e sinalizar é a forma mais rápida para isso.
Apesar de haverem pessoas que dizem à plenos pulmões defenderem a liberdade de expressão, embora com restrições, como se o fato de limitar não tirasse a liberdade.

Análise de vídeos Sinalizados

Não há indícios de que o Youtube analise os vídeos sinalizados com a devida cautela. Desta forma, o processamento deve ser feito através de um algoritmo, o que pode gerar injustiças.

Conclusão

Os brasileiros são o tumor que está destruindo o Youtube. Através de incentivos mal-pensados da própria ferramenta e de uma cultura Maricas, a maioria de nós não quer debater, não quer ser contrariada, não quer ouvir.
-"Lalalalalala-lalalalala-lalalalala!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários relevantes são sempre bem-vindos!Só os relevantes!