/boddy

Siga-nos

segunda-feira, novembro 25, 2013

Brontossauro, o dinossauro que nunca existiu.

Todos os garotos, TODOS, em algum ponto da infância tem um fascínio quase religioso por dinossauros.
Eles são grandes, ferozes, dominam o Mundo. Tudo o que eu queria ser quando tinha oito anos de idade.
Mas com o tempo você se cansa deles, mas nunca perde o interesse por novidades.

Original AQUI

Eis que esse interesse é mais uma vez alimentado e compartilho essa nova informação.
Sabem os Brontossauros? Herbívoros, pescoçudos?
Nunca existiram.

FONTE
Mas então...como?
Tudo começou com uma disputa pessoal entre dois paleontologistas, Othniel Charles Marsh e Edward Drinker Cope. Os dois não se davam nada bem e viviam em constante competição para ver quem descobriria mais fósseis e novas espécies até então desconhecidas.


A rivalidade era tamanha que há relatos de que os trabalhadores nos sítios eram orientados à destruir possíveis fósseis restantes, só para que o adversário não pudesse estudá-los.

Em 1874, Marsh fez uma descoberta muito feliz, e ao mesmo tempo infeliz. Uma ossada de um dinossauro com pescoço comprido e com uma cauda muito longa quase completa, faltava a cabeça, completamente destruída. Em seu afã - haha, afã - de derrotar seu adversário e ficar por cima na disputa por novas espécies, "arrumou" o esqueleto com a cabeça de um outro dinossauro e batizou-o de Apatossauro("lagarto falso" em latim).

Dois anos depois de sua 'descoberta', sua equipe lhe envia ossos de uma segunda espécie, mas com a cabeça original. Um pouco de cautela teria evitado o equivoco, pois se tratava de um animal da mesma espécie já catalogada por Marsh, era outro apatossauro.
Mas Marsh não jogaria uma vitória fácil sobre seu rival, e batizou o novo amiguinho de Brontossauro.

FONTE

Em 1903 a comunidade científica já havia notado o erro, mesmo assim, em 1932 o museu de Carnegie, respeitadíssimo, exibiu um esqueleto de Apatossauro com a cabeça trocada.
Somente em 1979 Carnegie teve o esqueleto consertado, recebendo uma cabeça encontrada em 1910, de um Apatossauro verdadeiro - um verdadeiro "lagarto falso".

Brontossauro, "lagarto do trovão" em latim, continua sendo um nome muito usado para se referir à um Apatossauro, mas está errado! Brontossauro é fruto de uma trapaça numa disputa entre dois paleontólogos teimosos que se amavam muito.

Que fofo.

Mais INFO AQUI( Inglês ), AQUI ( Inglês ), AQUI ( Inglês ), AQUI ( Fonte usada na tradução da tirinha ), AQUI e AQUI




2 comentários:

  1. hahahahha bom texto! tao divertido quanto informativo, nunca imaginaria que o bronto era um apato de cabeça trocada

    ResponderExcluir
  2. eu não sei se foi meu erro de interpretação, mas se o apatossauro tem a cabeça errada e o brontossauro tem a cabeça certa e o apatossauro que nunca existiu não? de qualquer forma é bem, legal e informativo gostei

    ResponderExcluir

Comentários relevantes são sempre bem-vindos!Só os relevantes!