/boddy

Siga-nos

segunda-feira, julho 27, 2009

Futebol de Mesa para Botonistas

Já faz algum tempo que fui à Feira do Estudante no Ibirapuera, lá entre cursos, exposições, chineses fazendo propaganda de intercâmbio e bombeiros posando para fotos vi muito tímidas duas mesas de Futebol de Botão.
Cuidando da mesa estava um tiozinho -- meio mau-encarado -- explicando as regras e jogando um pouquinho com quem chegasse.
Conversei com ele sobre o jogo, me apresentou seu clube e tals, me convidou pra conhecer e se quisesse, poderia treinar me filiar à Federação Paulista.
Federação?

SIM!Brasão Federação Paulista deFutebol de Mesa

Esse esporte tem campeonatos desde 1982 e alguns clubes de Tradição na modalidade.

Equipe do Círculo Militar - Futebol de Mesa

Aqui vai um pouco da história do Botão:

Geraldo Cardoso Décourt jogando Futmesa

Não se sabe ao certo quando ou quem foi o criador do Futebol de Mesa. aqui no Brasil, seu presursor foi Geraldo Cardoso Décourt, que em 1929 batizou o jogo de Celotex -- ARGH! --que era o material usado na confecção das mesas.

Apesar do nome ruim, com a contribuição de Cardoso através de organização de campeonatos e eventos , o esporte ficou muito conhecido e teve um número grande de praticantes na década de 1980, mas então surgiram os video-games e o resto já dá pra deduzir...

Capas de relógio usadas como "Jogadores"

Antes do Atari, meninos se matavam por um bom botão para compôr seu time, o que os levava a utilizar desde botões de osso até capas de relógio -- as mais procuradas eram as capas amarelas, melhores.
Zidane (com cabelo)

Pelé
Vendo esse crescente aumento no número de praticantes e na demanda por botões que crescia muito, na década de 50 foram vendidos os primeiros botões industrializados feitos de plástico e com um adesivo no centro.

Apesar de um pouco esquecido, e relativamente velho, quando joguei gostei muito, tô até pensando em aceitar a propósta do tiozinho da exposição...quem sabe.

Aqui vão alguns clubes e suas equipes:

Vasco Futebol de Mesa

São Judas Futmesa

São Judas e os penetras do Nacional de Azul claro.


Santos Futebol de Mesa


Informação Bônus: No ano de 2001 o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, oficializou o dia 14 de fevereiro -- Aniversário de nascimento de Geraldo Cardoso Décourt -- como dia do Botonista.


Para maiores informações clique AQUI, ou AQUI, ou AQUI ou AQUI ou não clique em nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários relevantes são sempre bem-vindos!Só os relevantes!