/boddy

Siga-nos

quarta-feira, junho 13, 2012

Bolha no Mercado de Crédito Estudantil - Crise à vista!


Assim como no Brasil, nos Estados Unidos há uma valorização do ensino superior por parte da população, embora outros tipos de especialização e estudos sejam um diferencial interessante no currículo de qualquer um, a faculdade tem um espaço reservado no imaginário popular.

Diferente do que vemos por aqui, todas as universidades são pagas, inclusive as públicas(que recebem subsídios do governo e tem mensalidades menores), e isso gera uma demanda muito grande por financiamento dos estudos.
O Governo Estado-Unidense criou uma série de regulamentações e incentivos para que as empresas financiem os estudos da moçada, dessa forma, depois que o aluno se forma ele paga os seus estudos em suaves prestações.

MAS! Uma coisa inédita aconteceu, a dívida proveniente de crédito estudantil supera a dívida dos americanos com cartão de crédito.
Isso mesmo, o povo mais consumista do mundo tem mais estudantes/estudantes formados devendo que compradores.

Isso se deve ao fato de que o plano inicial que prevê a formação do aluno, o ingresso no mercado de trabalho e o pagamento da dívida não é cumprido, pois não há empregos para todos os formados, tendo assim um aumento no número de pessoas 'capacitadas' e ociosas.

Mas existe um outro porém mais assustador.
A situação se parece muito com a Crise no Mercado Imobiliário, onde muitos perderam as casas por não conseguirem quitar os refinanciamentos das mesmas(hipotecas). Mas com o Estudante não há como ressarcir as empresas que arcam com as dívidas, e os estudantes não tem como pagar, dessa forma muitas dessas empresas irão à falência, o que criará mais desemprego, que fará com que mais gente deixe de pagar o financiamento estudantil, que levará à mais falências....

Na dúvida, estude em Cuba!

Nope...estude se quiser e onde achar melhor.

Mais INFO AQUI, AQUI e AQUI(Inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários relevantes são sempre bem-vindos!Só os relevantes!