/boddy

Siga-nos

sexta-feira, junho 15, 2012

Construção de Um Nêmesis

Todo Herói tem seu Arque-Inimigo. Um personagem que representa o inimigo máximo do jogador, o mal a ser combatido.
Muitas vezes o inimigo personifica a maldade de forma clara, como é o caso do Bowser, Ganodorf(Legend of Zelda), Todos os chefes do Megaman.
Muitas vezes o Arque-inimigo é o oposto exato do Herói, neste caso o chamamos de Nêmesis, um herói às avessas, mas existem característias que aproximem os dois, como formato, altura ou cores. De alguma forma ambos estão unidos.
Mas antes de definirmos o Nêmesis devemos criar nosso herói e valorizar suas características, isso pode ser feito com uma pequena introdução ou durante o jogo.




Em Super Meat Boy os personagens são bem icônicos, simpatizamos com Meat Boy pois ele é vítima de um vilão mal-amado. Embora possamos simpatizar com o Dr. Fetus(esse é o nome...eca) pela sua atitude...'que se foda-se'...fica claro que o Herói tem as qualidades e o Dotô os defeitos.

Uma coisa que achei interessante nos personagens é que tudo entra em contraste. Dr. Fetus é o reflexo de Meat Boy.

Meat Boy, o Herói
- Meat Boy sempre sorri;
- Meat Boy faz Joinha, sinal de aprovação, aceitação;
- Meat Boy é feito de carne, dãããããããã, representa o orgânico, o que está vivo.
- Meat Boy é amado.
Dr. Fetus, o Nêmesis
- Dr. Fetus é sempre carrancudo;
- Dr. Fetus mostra o dedo do meio, um sinal universal de desaprovação e de desrespeito;
- Dr. Fetus age por meio de máquinas, representando o inanimado, o que não está vivo e sendo associado ao cenário, afastando o jogador do vilão e aproximando-o do Herói
- Dr. Fetus não é amado

Isso faz com que o Nêmesis prejudique o Herói, e a história se desenrola a partir daí.

É importante notar os detalhes no traçado do vilão e no traçado do Herói.
O Herói tende a ser icônico, no sentido de simplificar o desenho para intensificar(valorizar) as características físicas como expressão facial.
Quanto mais icônico(simplificado) for o traçado, mais o jogador se identificará com o Herói. É o mesmo que ocorre com os emoticons.

:D

Dois-pontos e D maiúsculo lembram um rosto e por simplificar ao máximo a expressão de alegria acaba sendo fácil nos vermos no emoticon.

Esse recurso é muito usado em quadrinhos como é o caso de Tintin, onde os cenários são muito realistas e os personagens de uma simplicidade indelevel. Não temos que nos identificar com as montanhas ou paredes, logo, seus detalhes são rpeservados.
Ninguém se identifica com as ondas

Por isso, quando queremos distanciar o jogador do vilão acrescentamos detalhes.
Mindblow #1

Mas a imagem do início do Post pode ter confundido alguns, afinal, o Bowser não é necessariamente o Nêmesis do Mario, este é o Wario.

Podemos identificar características semelhantes como as Roupas e bigode, mas o caráter, as intenções e ações de ambos são muito diferentes.
Embora o nível de detalhes em Mario e Wario seja semelhante, podemos perceber uma diferença entre bem e mau pelas formas.

Só para não passar sem comentar, Snake e Liquid são um bom exemplo de Herói Vilão que tem uma ligação muito profunda. Snake E Liquid são irmãos gêmeos. Snake recebeu os genes dominantes enquanto Liquid recebeu os recessivos, ou seja, Liquid é o negativo de Snake, biologicamente falando.
Durante os jogos, as diferenças entre Liquid e Snake são reforçadas.
Conclusão


Nêmesis são personagens importantes, mais do que isso, dão sentido à história. Um Nêmesis bem pensado e com características marcantes proporciona uma boa imersão ao jogador, e um espaço no coração dos gamers.
Embora possamos nos distanciar dos Nemesis num primeiro momento, podemos nos identificar com outras características que se assemelham com o personagem do Herói, mexendo com a narrativa e trazendo enredos mais elaborados.
As semelhanças e diferenças tornam o Nêmesis importante para a compreensão do personagem Herói e da própria história do jogo.

Resumindo, Nêmesis são foda.

Um comentário:

Comentários relevantes são sempre bem-vindos!Só os relevantes!