/boddy

Siga-nos

segunda-feira, outubro 12, 2009

Imagens da vez(29) -- Andy Warhol

Caros leitores,
Esta é mais uma postagem da série Imagens da Vez. Sinta-se livre para pular o texto no qual dediquei alguns minutos da minha vida só para entretê-lo, se achar necessário. Mas recomendo a leitura.
Falarei de Andy Warhol, conhecido também como O GÊNIO da Pop Art.

Andrew Warhola(1928-1987), filho de pais eslovacos que migraram para os EUA durante a Primeira Guerra Mundial afim de evitar o alistamento do pai de Andy no exército austro-húngaro, sempre gostou de desenhar, mas nunca foi muito sociável.

Durante sua infância, Andy teve uma grave doença neurológica, que o deixou muito tímido e influenciou, até certo ponto, a sua arte.

Aos 17 anos se formou em design pelo Instituto de Tecnologia de Carnegie em 1945. Detalhe: no ano de sua formaturam a Segunda Guerra Mundial acabou. O Governo Estadunidense decidiu facilitar o ingresso dos ex-combatentes em universidades, dando-lhes preferência em matrículas, melhores planos de financiamento e pagando parte dos custos, o que quase fez Andrew não concluir os estudos.

 
Se não fossem as fortes recomendações de seus professores,o artista, de família humilde, não teria se formado e a História seria diferente.

Após se formar iniciou sua carreira como ilustrador em importantes revistas da época como Vogue, The New Yorker e Harper's Bazaar.

Em 1952 realiza sua primeira exposição com desenhos baseados na obra de Truman Capote e assina-as como Andy Warhol(sem o a).
 
Mesclando tecnicas usadas em publicidade e cultura Underground, Warhol passa a reinventar a Pop Art através de trabalhos e mais trabalhos no qual representa coisas comuns do cotidiano e ícones já consagrados.

A sua produção artística ia desde latas de sopa, refrigerantes, pessoas famosas, ícones da arte até líderes políticos e religiosos.
 
Na sua busca por uma produção mais intensa, Andy  inaugura em 1963 seu estúdio permanente, onde  passou a produzir seus trabalhos e, de certa forma, a viver.


Ainda em 1963, Warhol se aventurou no cinema, produzindo filmes independentes e experimentais.
Um deles, talvez o mais famoso, é Kiss.

 
Andy, em geral, imprimia a mesma figura diversas vezes com variações de cores e texturas.
 
Em 1968 Valerie Solanis, fundadora e único membro da SCUM(Sociedade para Castração dos Homens, em tradução livre), abriu fogo contra Andy, descarregando um revolver no artista.
 
Apesar do grande número de disparos, somente um tiro o atingiu. Warhol se recuperou do ocorrido e a doida foi pra cadeia.

 
Andy foi patrono e mentor da Banda Velvet Underground e de sua amiga Nico.

O primeiro album vinha com o título: Velvet Underground & Nico, o que fez os integrantes da banda demitirem a amiga de Andy.

Tornou-se entusiasta da cultura Undergorund devido à sua postura rebelde e forma de expressão agressiva.. Passou a financiar e à incentivar bandas e artistas underground, já no fim de sua vida.


Desenhou capas de discos, alguns ficaram muito famosos.


Recentemente foram roubadas 10 obras de Warhol de um pequeno museu.
 
Tratam-se de obras no qual Andy retratava atletas e pessoas ligadas ao esporte como Pelé.
 
Em 1987 operou da vesícula biliar.
 

Apesar da operação ter sido bem-sucedida, faleceu um dia após ser operado.
 
Ainda hoje a arte de Andy Warhol é apreciada e exposta ao redor do mundo. Suas idéias e seu jeito inovador de representar o cotidiano mudaram a maneira de pensar e agir, bem como a forma de produzir arte.


Há um livro intitulado: A filosofia de Andy Warhol, onde o artista pôs suas ideias e pensamentos. Um livro bem legal e que está na minha lista de compras.

 
Só queria ter conhecido ele....fazer o que...
Mais informações AQUI
PAX!

2 comentários:

  1. XD Pior que quando eu comecei a ler mais sobre Design, essas coisas, o nome dele era sempre citado, vários profissionais da área se inspiram nele, eu tenho um jogo de tabuleiro que fala dele, olha a nóia! lol
    O cara foi pioneiro mesmo...

    Engraçado que quando eu soube quando ele morreu, eu lembrei de uma frase que eu ouvi há muito tempo, mas sempre uso: "A cirurgia foi um sucesso, mas o paciente morreu." XD

    Tenso. =*

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você se interessou pelo Filosofia de Andy Warhol. Lançamos este mês a coleção Hans Ulrich Obrist - Entrevistas... Já estão disponíveis o volume 1 e volume 2 com entrevistas com Robert Crumb, Jeff Koons, Gehard Richter, Albert Hofmann (inventor do LSD) talvez essa coleção também seja do seu interesse. Abraços cobogoleiros.

    ResponderExcluir

Comentários relevantes são sempre bem-vindos!Só os relevantes!