/boddy

Siga-nos

segunda-feira, agosto 10, 2009

As 3 peneiras

O bode também é reflexão! :)
Olavo foi transferido de projeto.

Logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe, saiu-se com esta:
_ Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva.
Disseram que ele.....
Nem chegou a terminar a frase, e o chefe apartou:
_ Espere um pouco, Olavo.
O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?
_Que peneiras, chefe?
_ A primeira, Olavo, é a da VERDADE.
Você tem certeza que esse fato é absolutamente verdadeiro?
_Não, não tenho, não.
Como posso saber?
O que sei, foi que me contaram.
Mas acho que .....
E novamente Olavo foi interrompido pelo chefe:
_ Então a sua história já vazou a primeira peneira.
Vamos então para a segunda peneira que é a da BONDADE.
O que você vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?
_ Claro que não !!!!Deus me livre! – Diz Olavo assustado.
_ Então continua o chefe, a sua história vazou a segunda peneira. Vamos ver a terceira, que é a da NECESSIDADE.
Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou passá-lo adiante?
_Não chefe.
Pensando desta forma, vi que não sobrou nada do que eu iria contar –fala Olavo, surpreendido.
Pois é Olavo!
Já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas peneiras? – diz o chefe sorrindo e continuou:
- Da próxima vez em que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo das três peneiras:
VERDADE – BONDADE – NECESSIDADE, antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante, porque:
PESSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDÉIAS.
PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS.
PESSOAS MESQUINHAS FALAM SOBRE PESSOAS

Um comentário:

  1. Muito interessante. Essa postura coopera para a não disseminação de comentários depreciativos.

    ResponderExcluir

Comentários relevantes são sempre bem-vindos!Só os relevantes!