/boddy

Siga-nos

quinta-feira, agosto 13, 2009

Números obscuros!

"A grande verdade é que a ignorância humana não compreende fatos óbvios" 

S.A.C. Oliveira

A vida é cheia de mistérios!De onde viemos? Para onde vamos? Ovo ou galinha? O Michael Jackson morreu ou foi para a mesma ilha que John Lennon e Elvis Presley? Por que bocejamos ao ver alguém bocejar? Por que temos a porcaria do apêndice?

Tantas dúvidas sem explicação!

Eis que aliviarei-vos de uma delas: "Qual o critério usado nas numerações de roupa?"

Vinha me questionando a muito tempo, desde bem pequeno, o segredo por trás daqueles números estranhos nas roupas que não faziam sentido nenhum!Eis que achei a origem e compartilho agora com voces:

O primeiro padrão de medição de peças de roupas surgiu na Europa, com Alexis Lavigne, inventor e alfaiate particular da imperatriz Eugênia --O.o-- esposa de Napoleão III (sobrinho do homem).Como Lavigne tinha que tirar as medidas do corpo da Imperatriz todos os dias para elaborar novas criações -- o que era um porre -- inventou um busto de costura com as medidas da alteza para servir de modelo e não perder tempo medindo-a.Mas essa criação de Lavigne -- que também inventou a fita métrica -- não virou padrão mundial em função das diferenças antropométricas (medidas do corpo) entre indivíduos de diferentes países.No Brasil, a primeira numeração oficial das peças de roupas é bem recente. O manual da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) saiu em 1995, definindo os tamanhos máximos e mínimos de cada peça masculina, feminina e infantil. As numerações levam em conta os contornos do tórax, busto, pescoço, cintura, além da altura da pessoa. No caso das camisas sociais masculinas, por exemplo, o tamanho em centímetros do perímetro do pescoço corresponde ao tamanho da peça. Se o pescoço mede 39 centímetros, então a camisa deve ser tamanho 39. Já com os paletós, considera-se o tamanho do tórax. Se a caixa torácica mede 96 centímetros, o terno ou o paletó devem ser o 48 – exatamente a metade.

Algumas confecções, preferem o sistema PP-P-M-G-GG, muito comum nos Estados Unidos, que oferece menos opções de numeração.

Eis alguns segredos das numerações:

Para os homens:

Ternos, paletós, camisetas, camisas pólo e pulôveres: metade da medida do tórax em centímetros.

Camisas esporte: de 0 a 5

Camisas sociais: medida do pescoço em centímetros

Calças e bermudas: metade da medida da cintura em centímetros

Para Crianças:A Princípio, a numeração infantil levava em conta a idade das crianças. Mas como os hábitos alimentares de hoje são malucos, a numeração ficou também. É comum ver crianças de 10 anos usando 14 ou 16.

Para Mulheres:Aparentemente, as medidas femininas não fazem sentido, afinal para calças e saias, por exemplo, o tamanho 44 é para moças com 76 centímetros de cintura. Mas a lógica vem dos homens: a numeração das mulheres é a mesma – 38, 40, 42, 44... Simplesmente adaptaram os modelos --não AS modelos :P --aos números.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas. Sei que agora estão melhores informados e podem usar estas informações como bem entenderem. 

Esperem!

Como são feitas as numerações de sapatos?

Saiba mais no próximo capítulo...Links de Graça sobre o assunto AQUI, AQUI, AQUI e (UPDATE) AQUI.


Um comentário:

  1. Bem verdade que hoje em dia isso não tem NADA a ver, né? Eles estão diminuindo cada vez mais o tamanho das roupas e dizendo que continua a mesma coisa. De acordo com as roupas de hoje eu teria que vestir 50! ò_ó

    ResponderExcluir

Comentários relevantes são sempre bem-vindos!Só os relevantes!