/boddy

Siga-nos

segunda-feira, setembro 14, 2009

~US$ 1,000.00 o kilo!

A imagem é estranha mas irei explicar. Trata-se do café mais caro do mundo! Tudo bem, é um café exótico, mas eu devo interpretar a imagem do jeito que estou vendo? Infelizmente sim, esta iguaria é realmente obrada por um civeta. O café e a Civeta são respectivamente a matéria-prima e a fábrica. A Civeta come os grãos mais vermelhos e doces. Os grãos são processados, passando intactamente pelo sistema gastrointestinal do bixano ^^. Eis uma eplicação mais cientifica para o evento:
O animal come somente os frutos mais doces, maduros e avermelhados do café, que são digeridos pelo seu organismo, com exceção dos grãos, que são excretados junto com suas fezes. E é justamente essa produção limitada dos grãos (menos de 230 quilos por ano) o motivo de sua raridade, preço alto (cerca de mil dólares o quilo) e sabor inigualável, garantem os apreciadores. “Uma mistura de chocolate* e suco de uva. Menos ácido e amargo do que os cafés comuns”, descreve Marcone.

Enzimas, bactérias e fezes
O pesquisador explica que à medida que o grão passa pelo sistema digestório do animal, ele sofre um processo de modificação parecido com o utilizado pela indústria cafeeira para remover a polpa do grão de café, mas que envolve bactérias diferentes das usadas pela indústria, além das enzimas digestivas do animal. É isso que dá ao Kopi Luwak seu sabor característico inigualável. Mas esse processo um tanto quanto esquisito de produzir café não representa riscos à saúde? “Os resultados dos testes que fiz em meus trabalhos mostraram que a bebida é perfeitamente segura”, garante Marcone.
 Para maiores detalhes, clique Aqui e aQuI
 *Me corrijam se eu estiver errado, mas o termo chocolate faz você pensar em algo? rsrs

Um comentário:

  1. Sim, já ouvi falar nesse café. E ainda bem que eu não sou nem esbanjadora nem fã de café.

    Mas fica assim não. Yakult (Yakut?) é processado da mesma forma, com ratinhos de laboratório, que só comem o suficiente pra sobreviver, e qualquer piscada torta, são descartados. O "poo" deles cai numa esteira, direto no leite que será pasteurizado (ou seja, descontaminado por processos de mudança drástica de temperatura), mas o lactobacilo continua vivo porque está "protegido" pelo poop do ratinho. ^^

    Desde que minha professora de Biologia, que disse ter trabalhado na fábrica, contou essa história, nunca mais pus um Yakult na boca.

    Tenso.

    ResponderExcluir

Comentários relevantes são sempre bem-vindos!Só os relevantes!